O comércio on-line segue como grande atrativo para compras na campanha de descontos Black Friday, apesar de as lojas de rua voltarem com força total após um 2020 repleto de restrições por conta da Covid-19. Descontos já estimulam o consumidor para a última sexta de novembro que acontecerá no próximo dia 26. 

Com tantas ofertas, vale ficar atento aos golpes e ofertas que prometem produtos abaixo do valor ofertados em outros lugares.

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O consumidor on-line tem sido presa fácil para golpistas.

De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Procon-AM, os golpes mais comuns envolvem a criação de páginas falsas que simulam comércio eletrônico, promoções fraudulentas, publicidade enganosa e perfis falsos em redes sociais.

A maquiagem de preços é algo muito recorrente, que é quando os vendedores aumentam os preços na véspera do evento para anunciar descontos mais vantajosos do que realmente são.

 

Confira as dicas para realizar compras em segurança

O que também deve estar no radar dos consumidores é o preço do frete para entrega dos produtos comprados em lojas on-line. Ao verificar a conta final, o preço dos produtos escolhidos pode estar de acordo com o ofertado, mas o frete é abusivo.

Produtos comprados on-line entregues com alguma avaria, também ocorrem durante as promoções.

Golpes

Para se prevenir dos golpes, o consumidor deve seguir realizando as pesquisas de preços, para verificar se há real mudança nos valores quando ocorre a Black Friday.

 

Sites fraudulentos

A Fundação Procon/SP possui uma lista com sites que devem ser evitados pelo consumidor. Para conhecer essa lista, acesse: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

Ainda sobre sites, o Procon-AM recomenda que o consumidor observe as avaliações de outros clientes sobre os itens à venda.

O recomendado é entrar no site oficial da loja por seu endereço online e não por meio de links duvidosos que podem chegar por e-mail ou por dispositivos móveis.

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Troca de produto

Também é recomendado prestar atenção na política de troca, que é individual para cada loja. A exceção é para estabelecimentos on-line, onde há a obrigatoriedade, já que o consumidor não tem como experimentar ou testar o produto. 

Segurança nos pagamentos

Não forneça seus dados bancários a sites que não possuem certificados de segurança.

Somente acesse sites do fornecedor digitando o endereço diretamente em seu navegador, evitando links existentes em uma página ou em uma mensagem; evite compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou por meio de redes Wi-Fi públicas.

Ao utilizar o Pix, o consumidor precisa seguir os mesmos cuidados indicados para qualquer outro tipo de transferência, como checar os dados do recebedor.

Também é importante cadastrar chaves apenas nos canais oficiais da instituição financeira, como aplicativo ou agências, e desconfiar de contatos ou ofertas de ajuda não solicitadas sobre isso. 

Denúncias

Caso ocorra algum problema ou abuso junto a sites regulares de comércio eletrônico, o consumidor deve primeiramente contatar o fornecedor para a resolução da questão. Em caso de não ser devidamente atendido, pode recorrer ao portal Consumidor, se a empresa estiver cadastrada.

O consumidor pode tirar fotos ou prints – em compras online – com o valor do produto ou, ainda, guardar encartes publicitários para formalizar a denúncia no Procon-AM, pelo e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br, pelo 0800 092 1512, ou pelas nossas redes sociais (instagram @procon_amazonas e Facebook Procon Amazonas). 

 

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