Em comparação com 2020, a previsão de crescimento nas vendas do comércio neste Natal é de 13%. É o que aponta a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus).

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A expectativa é que o volume de vendas do varejo no Natal resulte em uma receita bruta de R$ 1.506.157.627,20.

A pesquisa foi realizada via Google Formulários aplicado através e-mail marketing e aplicativo de mensagens instantâneas, no período de 01 a 05 de setembro, e contou com a participação de mais de 900 pessoas da zona urbana de Manaus, entre homens e mulheres maiores de 18 anos.

O ticket médio esperado é de aproximadamente R$ 160.

Intenção de compras 

Os artigos de vestuários aparecem no topo da lista de intenção de compras com (61,5%); seguido de calçados (36,3%); brinquedos (26,4%); perfumaria/cosméticos (21,1%); acessórios (cintos, bolsas, etc.) (12,8%); eletrodomésticos (8,9%); viagem (8%); outros (7,7%); vale presente (6,3%); celular/smarthope (5,5%); eletrônicos (4,9%); não sabe (4,5%); joias/semijoias (4,3%); móveis de decoração (4,1%); games e jogos (3,7%) e artigos esportivos (1,8%).

Pesquisa de preços

A pesquisa apontou também que mais de 90% dos entrevistados pretendem presentar alguém, mas antes de comprar os presentes, eles pesquisam o preço em site e aplicativos (24,7%); em redes sociais (24,6%); nas lojas de rua (16%); supermercados (14,4%), lojas de shoppings (7,9%), panfletos de loja (4,5%), e (1,6%) pesquisas de outras formas ou com conhecidos. Apenas (4,7%) não pesquisam preços antes de fazer a compra.

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Presentes

Os dados ainda aponta quem as pessoas desejam presentear. (61,50%) pretendem presentear os filhos; seguido de mãe (44,4%); cônjuge (31,8); a si mesmo (20,7%); pai (17,9%); irmãos (12,2%); sobrinhos (11,8%); namorado (a) (9,1%); amigos (7,7%); afilhados (4,9%); avós (3,2%); enteados (2,6%) e tios (2,2%).

Em relação ao valor que pretendem gastar, a estimativa é que (26,7%), pretendem gastar de R$ 201 a 300 reais; (24,3%) até R$ 100 reais e (21,1%) de R$ 101 a 200 reais; (12,2%) de R$ 301 a R$ 400; (7,5%) de R$ 401 a 500; (4,5%) de 501 a R$1.000 e (3,7%) pretendem gastar mais de R$ 1.000 reais.

Fatores que influenciam na hora da compra

Os entrevistados também informaram os fatores que influenciam na escolha do presente, (62,3%) verificam a qualidade do presente; (55,4%) a promoção e desconto; (36,3%) preço do presente; (20,3%) perfil do entrevistado; (16%) desejo do presenteado; (8,3%) o impacto que o presente irá causar; (7,1%) marca do presente; (2,2%) outros fatores; (2%) o que os outros vão achar, falar e (1,2%) não sabem.

Pagamento

Quanto à forma de pagamento que será utilizada na hora de comprar os presentes, (57%) dos entrevistados informaram que pretendem pagar no dinheiro; (24,7%) no cartão de débito; (22,5%) no cartão de crédito parcelado; (29,7%) via pix; (8,1%) no cartão de crédito de 1x; (7,9%) no crediário da loja e  (5%) ainda estão indecisos.

Locais de compra

Este ano, o Centro da cidade (57,4%) será o principal local escolhido para as compras dos presentes, seguido dos shoppings centers (33,1%); lojas de bairro com (25%); supermercados (15,6%); da internet, lojas online (15,4%) e outros com (5,5%%).

Horário de funcionamento do comércio

O Horário de funcionamento do comércio será estendido por mais 3 horas nos dias 21, 22, 23 e no dia 24 irá funcionar até às 20h, devido ao volume de procura para compra de presentes de Natal.

Nos dias 26, 27, 28, 29 e 30 o comércio funcionará 2 horas a mais e no 31, até as 16h, onde o volume será de alimentação e vestuários nas cores brancas.

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