O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira, 16, aumentar a taxa básica de juros da economia (Selic) em 1 ponto percentual, de 10,75% para 11,75% ao ano.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A decisão de elevação foi unânime e agora é a maior taxa desde abril de 2017.

Essa já é a nona alta consecutiva, que começou em março de 2021.

Para a próxima reunião, que ocorre daqui a 45 dias, o comitê prevê mais um reajuste da mesma magnitude.

De acordo com o Copom, o aumento é baseado em fatores externos e internos e que o âmbito internacional “se deteriorou substancialmente” com a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Segundo o comitê, a guerra levou a “um aperto significativo das condições financeiras e aumento da incerteza em torno do cenário econômico mundial”.

“Diante da volatilidade recente e do impacto sobre as projeções de inflação de sua hipótese usual para o preço do petróleo emUSD**, o Comitê decidiu adotar também, neste momento, um cenário alternativo. Nesse cenário, considerado de maior probabilidade, adota-se a premissa na qual o preço do petróleo segue aproximadamente a curva futura de mercado até o fim de 2022, terminando o ano em US$100/barril e passando a aumentar dois por cento ao ano a partir de janeiro de 2023. Nesse cenário, as projeções de inflação do Copom situam-se em 6,3% para 2022 e 3,1% para 2023”, explica o Copom.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS