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Após queda em janeiro, vendas do comércio amazonense aumentam 1,8%, em fevereiro, aponta IBGE

Em fevereiro, o comércio amazonense registrou aumento de 1,8% no volume de vendas, em relação a janeiro, que havia sido negativo, -2,2%.

Na comparação com fevereiro de 2021, momento das maiores restrições para o comércio, em razão da pandemia de Covid-19 no Estado, houve crescimento de 21,5% nas vendas.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, 13, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

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Em janeiro e fevereiro deste ano, o volume de vendas do comércio acumula 28,4% de alta, em relação ao mesmo período do ano passado; e em 12 meses, o avanço é de 5,4%.

Em fevereiro, em relação ao mês anterior, também houve alta na receita nominal de vendas do comércio amazonense (2,6%).

Na comparação com fevereiro de 2021, a alta foi de 27,2%; e a variação acumulada do ano (janeiro e fevereiro) é de 33,6%.

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Considerando o acumulado dos últimos 12 meses, a receita nominal de vendas apresenta crescimento de 17,1%, resultado do impacto que a inflação exerce sobre os indicadores.

O volume de vendas do comércio varejista no país cresceu 1,1% em fevereiro, na comparação com o mês anterior (2,1%), segunda alta consecutiva.

Com isso, o setor está 1,2% acima do patamar pré-pandemia, e 4,9% abaixo do pico da série (outubro de 2020).

No ano, o varejo acumula variação de -0,1%. Já nos últimos 12 meses, cresceu 1,7%.

Comércio varejista ampliado

Em fevereiro, o volume de vendas do comércio ampliado, que inclui automóveis, peças e material de construção, teve alta de 1,7%, frente a janeiro, no Amazonas.

Na comparação com fevereiro de 2021, a alta é de 16,5%. No acumulado do ano (janeiro e fevereiro), o índice é de 25,1% de alta, em relação ao mesmo período do ano passado; e em 12 meses, houve crescimento de 6,1%.

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