O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) divulgou ao Portal Norte que a Copa do Mundo no Catar deve provocar alta entre 6% e 8% na produção de televisores no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), o setor é responsável por 50% do faturamento do PIM.

Na indústria de Manaus, a produção de TVs gera mais de 52,5 mil empregos.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Há menos de quatro meses para a Copa, empresas como Samsung, Aiwa, e Semp TCL anunciaram novidades no catálogo de TVs voltadas para o público aproveitar com mais resolução e qualidade os jogos do maior evento de futebol do mundo.

Em ano de Copa do Mundo, historicamente os fabricantes de TVs elevam as produções diante da demanda por um novo equipamento para acompanhar 30 dias de futebol com as melhores seleções do mundo.

Produção

De acordo com dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA) 2020 – Empresa, divulgada na quinta-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor de produção de televisores (de diferentes modelos) e receptores de televisão, alcançou R$ 12.869.888, 77,1% do valor total produzido no país (R$ 16.696.686), em 2020.

O produto é o primeiro do ranking do Amazonas, por valor de produção.

Foto: Divulgação/ Aiwa- Produção de TVs na fábrica da Aiwa no Polo Industrial de Manaus

Samsung

Em entrevista ao Portal Norte, o porta-voz e gerente sênior de TV e Áudio da Samsung, Guilherme Campos, falou sobre as expectativas de vendas de TVs no país.

“A Samsung é a líder global em vendas de televisores há 16 anos consecutivos, e o período de grandes eventos esportivos é uma ótima oportunidade para o consumidor conhecer e adquirir produtos que contem com os recursos tecnológicos mais avançados, a fim de obter uma experiência única com a TV. Ao longo do segundo semestre, teremos vários lançamentos, além do The Freestyle e da Neo QLED Gaming TV. Vamos trazer uma estratégia ousada para encantar os consumidores neste importante momento para o varejo”, comentou Guilherme Campos.

Recentemente, a Samsung lançou o modelo Neo QLED Gaming TV QN90, produzida no Polo Industrial de Manaus, e que conta atrativos tecnológicos para tornar a experiência gamer muito mais imersiva.

Foto: Divulgação/Samsung- Imagem da TV Neo QLED fabrica na Zona Franca de Manaus.

___________________________________

RELACIONADAS

+ TVs, celulares e motocicletas são produtos com maiores valores de produção no AM em 2020, aponta IBGE

+ Copa no Catar cria expectativa de aumento de até 8% na produção de TVs no Polo Industrial de Manaus, diz Cieam

+ Setor industrial do Amazonas perde 25,3% dos postos de emprego em dez anos, aponta IBGE

___________________________________

Divulgação/ Aiwa- TV de 75″ da Aiwa produzida no Polo Industrial de Manaus

 

Aiwa

De volta ao mercado e sob responsabilidade da Mondial, a conhecida marca de eletroeletrônicos Aiwa iniciará a venda de TVs produzidas em Manaus a partir do final de julho e início de agosto, com a expectativa de atingir, em seu primeiro ano, 5% de market share.

Com capacidade de produzir 1,8 milhão de televisores por ano, o grupo pretende fabricar de 300 a 500 mil unidades nos primeiros 12 meses de atividade em Manaus.

“A Copa do Mundo é uma data considerada, assim como a Black Friday e o Natal, porém não altera o planejamento de produção da marca. Investimos e trabalhamos com planejamento de curto, médio e longo prazo”, disse o fundador do Grupo MK, Giovanni M. Cardoso.

A AIWA está produzindo as TVs na antiga fábrica da Sony, comprada pela Mondial, e este ano vai lançar nove modelos entre 32” e 75”.

A partir do final de julho/início de agosto já estarão disponíveis os modelos de 32”, 43”, 50” e 55”. Os modelos de 65” e 75” chegam às lojas até o final de 2022.

Todas as TVs, além da completa linha de áudio, estão sendo desenvolvidas e produzidas no mesmo complexo industrial de Manaus, que pertencia à Sony.

A nova geração de produtos Aiwa chega ao mercado com alta tecnologia e DNA japonês, além das principais tecnologias disponíveis no mercado como Blue Protect, Dolby Audio, Dolby Vsision – Atmos, Chromecast Built-in, HDR10, controle remoto ativado por voz.

O Grupo MK, do qual a Mondial faz parte, possui 4.230 funcionários no Brasil e contratará, até dezembro, mais 1 mil, totalizando 5.230 colaboradores.

Somente a unidade de Manaus totalizará 900 funcionários, sendo 470 para a Aiwa.

Foto: Divulgação/ TCL- Aiwa- TV de 75″ da TCL produzida no Polo Industrial de Manaus

 

SEMP TCL

Pioneira no mercado de eletroeletrônicos brasileiro como primeira fabricante de um aparelho de televisão e de rádio nos anos 50, e pensando em levar cada vez mais inovação e tecnologia aos consumidores durante os jogos do mundial de futebol, a Semp lançou no início do mês nove modelos de TV que integrarão o line-up nacional da empresa – X925, C735, C835, P735, P635, RP630 e RS530, da TCL, e RK8600 e R6500, com Google TV ou com sistema Roku TV.

Todos os produtos da linha de TV são produzidos no Polo Industrial de Manaus, com exceção dos modelos de 98”, C735 e X925 de 75”, que são importados.

Alguns modelos se destacam pelas tecnologias QLED e QLED Mini LED, que garantem um preto muito mais profundo, além de maior brilho e contraste na imagem.

Um dos destaques da empresa é a TCL X925 QLED Mini LED de 75”, que tem certificação IMAX Enhanced e resolução 8K que chega ao Brasil em edição limitada.

Cinco dos nove novos produtos já têm incorporado o Google TV – que permite, entre outras coisas, reunir catálogos de diversos serviços de streaming, além da PlayStore, a maior loja de aplicativos do mundo.

“A tecnologia QLED Mini LED é o que há de mais inovador no mercado, proporcionando mais precisão de imagem, brilho, maior volume de cor e vida útil, se comparada a tecnologias similares, além de consumir menos energia, esquentar menos e evitar o efeito burn-in. A TCL desenvolveu um tipo exclusivo de Mini LED que reduz o efeito HALO e proporciona menos vazamento de luz para garantir um preto profundo, sem interferência das imagens coloridas, além de contar com mais zonas de local dimming. Esse é um grande diferencial que oferecemos aos consumidores, para que tenham a melhor experiência com nossos produtos,” explica Maximiliano Dominguez, diretor de Engenharia e Produto da SEMP TCL.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS