Frequentemente surgem novos termos para descrever tentativas de golpe no mundo digital, e Smishing é o mais recente deles.
Trata-se de uma prática que visa obter de forma fraudulenta dados de pessoas físicas por meio de mensagens de SMS.
O termo “Smishing” é uma junção das palavras “SMS” e “Phishing”, variação do inglês “fishing” (ato de pescar).
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Smishing e Phishing: qual a diferença?
Phishing é um ataque cibernético que rouba dados pessoais por meio de mensagens de e-mail e outros canais para cometer fraudes.
Informações como número e senha de cartão de crédito, login e senha de provedores de e-mail, CPF e RG são alguns dos dados mais visados pelos golpistas.
Os “phishers” tentam instalar malwares (softwares maliciosos) no dispositivo das pessoas e até solicitar pagamentos via Pix ou boleto bancário.
Já “Smishing” é uma categoria de Phishing que utiliza mensagens de texto para celular (SMS ou aplicativos de conversa).
Em resumo nem todo Phishing é Smishing, mas todo Smishing é também Phishing.
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Como ocorrem as tentativas
• Fraudadores disparam mensagens via SMS ou aplicativos de conversa “oferecendo” serviços financeiros diversos, como quitação de dívidas, bônus em carteiras digitais e outros, incluindo solicitação para pagamentos;
• Nessas mensagens há links fraudulentos que podem capturar as credenciais da pessoa ou redirecioná-la para um chat;
• Ao clicar no link ou participar da conversa, outros dados podem ser roubados;
• Com as credenciais roubadas, os fraudadores podem acessar serviços que o usuário possui e ter acesso a dados sigilosos. Com esses dados, eles podem passar a impressão de que são confiáveis e enganar a pessoa, levando-a a fazer pagamentos ou transferências.
Geralmente os autores do golpe tentam se passar por funcionários de grandes e reconhecidas empresas e usam técnicas de convencimento para tentar extrair os dados direta ou indiretamente.
Como se proteger
É muito importante desconfiar ao máximo de mensagens vindas de desconhecidos, especialmente quando contêm links ou solicitam pagamentos.
Veja cinco formas de prevenir vazamento de dados via Smishing:
1. Depois de receber um SMS, verifique se a mensagem vem de alguma empresa com a qual você realmente se relaciona no mercado. Veja também se o assunto é de algo sobre o qual você já esperava receber contato;
2. Evite utilizar aplicativos do banco ou cartão de crédito em redes públicas de internet;
3. Não clique em links nem abra anexos de origem suspeita (por e-mail ou SMS);
4. Não envie dado pessoal via SMS ou WhatsApp quando solicitarem;
5. Nunca poste dados pessoais publicamente em redes sociais. Ao postar algum print de tela, esconda informações pessoais (suas ou de terceiros).
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