O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) está fazendo parte do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que ocorre até o dia 30 de novembro.
A campanha é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), pelo Banco Central e pelos Procons de todo o país.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
As dívidas serão negociadas diretamente com as instituições, conforme explica o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.
“A intenção é que aqueles consumidores que têm dívidas com bancos ou financeiras, desde que esta dívida não tenha um bem atrelado como garantia, possam renegociar o débito com descontos e com formas de pagamentos especiais”, disse.
Para o mutirão, cada instituição financeira define as regras e condições a serem ofertadas.
A negociação também pode ser feita clicando aqui, de forma gratuita.
Já para pessoas classificadas como superendividadas, a orientação é procurar o Procon.
RELACIONADAS
+ Mutirão nacional de negociação de dívidas começa nesta terça-feira, 1º
+ Mais de 1,4 milhão de amazonenses estão endividados, diz empresa de crédito
Participação do Procon-AM
No Amazonas, o Núcleo de Atendimento dos Superendividados (NAS) foi inaugurado em outubro de 2021.
“Os consumidores superendividados poderão renegociar o valor total do débito, tornando-se mais vantajosos. Lembrando que o NAS é uma política pública de renegociação e tratamento do superendividado permanente”, reforçou Fraxe.
Para ser atendido no NAS é preciso apresentar cópias dos documentos pessoais, comprovante de residência e da dívida.
O atendimento é feito na sede do Procon-AM, localizada na Avenida André Araújo, nº 1.500, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
O consumidor também pode entrar em contato pelo telefone (92) 3215-4009 ou pelo e-mail nas@procon.am.gov.br.