Em 2022, as vendas de Natal nos shoppings devem ter uma alta nominal de 4% em comparação com o mesmo período de 2021, conforme projeção da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

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O setor deve movimentar R$ 5,5 bilhões entre os dias 19 e 25 de dezembro, segundo a Associação.

No período natalino, os produtos mais procurados são artigos de perfumaria e cosméticos, vestuário, calçados, eletrônicos, brinquedos, joalheria e itens esportivos.

Ainda segundo a pesquisa, a projeção indica para um crescimento das vendas abaixo da inflação, que deve avançar mais do que 5% no acumulado deste ano.

O dado porcentual é do último Boletim Focus, do Banco Central.

Vendas de Natal e números

A Abrasce também espera que o consumidor gaste, em média R$ 188 nos shoppings neste ano, patamar muito parecido ao de três anos atrás.

Mesmo com o dado, a pesquisa da associação afirmou que, para 87% dos shoppings, as expectativas são positivas para as vendas de Natal.

Em relação ao fluxo de visitantes, 79% dos shoppings acreditam que a movimentação será 8% superior em comparação à de 2021.

Para incentivar o aumento do fluxo de visitantes, 83% dos shoppings funcionarão em horário estendido.

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Ainda segundo a pesquisa, 67% dos shoppings disseram que investirão mais em decoração, ação promocional e divulgação para movimentar a data.

O aumento médio dos investimentos no quesito para as vendas de Natal é da ordem de 17%.

Devido aumento da visitação, a Abrasce estima um aumento de 11% no quadro de funcionários dos shoppings para o quarto trimestre.

A previsão é de contratação de 112 mil trabalhadores temporários, um incremento de 14% sobre igual intervalo do ano passado.

Entre janeiro e outubro, o setor acumula um crescimento de 25,6% sobre igual intervalo do ano passado, apresentando recuperação.