A intenção de compras para o Dia das Mães, uma das principais datas sazonais do comércio, foi analisada na Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor no Amazonas.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O estudo, realizado pela Fecomércio AM, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), entrevistou 442 pessoas.
A pesquisa foi realizada em diferentes zonas da capital amazonense no período entre 13 e 20 de fevereiro.
A pesquisa revela quantos consumidores pretendem ir às compras, quanto esperam gastar, qual a forma de pagamento que será utilizada e onde pretendem adquirir os produtos e serviços.
Também foram entrevistadas mães amazonenses que apontaram quais presentes gostariam de receber no Dia das Mães.
Dia das Mães e números
Dos 442 entrevistados, 92% revelaram que têm intenção de presentear as mães, 8% pretendem não presentear.
Dos que irão presentear, 53% comprarão apenas 1 presente, 29% pretendem comprar até 2 presentes, 6% devem comprar até 3 presentes e 2% querem comprar 4 presentes, o restante não sabe ou não respondeu.
Apenas 1% respondeu que irá comprar 5 ou mais presentes neste Dia das Mães.
Dos produtos e serviços que os consumidores pretendem comprar estão: Roupas, calçados e acessórios (29%), perfumes (19%) e almoço/jantar em restaurantes (12%).
Também estão na lista cosméticos (11%), eletrodomésticos (10%), celular/smartphone (7%), vale-presente (6%), passeio/viagem (5%), eletrônicos (5%), procedimentos estéticos (3%).
RELACIONADAS
+ Inadimplência no Brasil é a maior da série histórica, diz Fecomércio
+ Feriado de Finados altera horário do comércio de Manaus; confira
+ Empreendedores serão homenageados em evento da Fecomércio AM
Preferência das mães
Já a preferência das mães na lista de desejos lideram os perfumes (21%), seguidos por roupas, calçados e acessórios (17%), cosméticos (16%) e almoço/jantar (12%).
As mamães também querem passeio/viagens (7%), celular/smartphone (5%), tratamentos de beleza/procedimentos estéticos (5%), eletrodomésticos (5%).
Público da pesquisa
Foram entrevistadas 442 pessoas, sendo 59% público feminino e 40,5% público masculino, com faixa etária entre 30 a 39 anos (39%), 25 e 29 anos (30%), 40 e 49 anos (14%), 18 e 24 anos (12%) e acima de 50 anos (5%).
Local para as compras
Os shoppings centers lideram a preferência dos consumidores para a compra neste Dia das Mães, com 27,4% dos entrevistados.
A pesquisa aponta que 21,5% pretendem realizar as compras do Centro da Cidade, 18,6% devem comprar nas lojas do bairro, seguido por Galerias Populares (6,1%).
Figuram, na sequência, Loja de Departamento (5,2%), entre outros. Na modalidade Compras On-Line, a rede social Instagram lidera a opção de compras.
Valor dos presentes
Os consumidores pretendem gastar entre R$ 101 a R$ 200 (27,6%), R$ 51 a R$ 100 (26%) e R$ 201 a R$ 400 (21,9%).
A forma de pagamento que pretendem utilizar: Cartão de Crédito parcelado (28,1%), Cartão da Loja parcelado (23,3%), à vista no dinheiro ou pix (21,3%).