As ações da Tupperware caíram quase 40% no início do pregão na última segunda-feira (10).

Em um documento regulatório na sexta-feira (7) a fabricante dos recipientes informou que há “dúvidas substanciais sobre a capacidade da empresa de continuar operando” e que seus consultores financeiros estão trabalhando para encontrar um financiamento e seguir com as atividades da empresa.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo a Tupperware, não há dinheiro suficiente para manter suas operações.

A empresa estuda a possibilidade de demissões de funcionários e analisa seu mercado imobiliário, para garantir a economia do dinheiro.

“A Tupperware embarcou em uma jornada para reverter nossas operações e hoje marca um passo crítico para lidar com nossa posição de capital e liquidez”, disse o CEO Miguel Fernandez em comunicado à imprensa.

Tupperware vai falir?

Em 2022 a companhia encerrou o ano com US $705,4 milhões de dólares em dívida total, abaixo de 2021 que foi de US $709,4.

A companhia viu sua receita cair 18% em 2022, para US $1,30 bilhão de dólares, com vendas menores em todos os mercados globais, menos na América do Sul. 

Na América do Sul a receita cresceu 8%, para US $275,8 milhões de dólares. 

“Além disso, devido à desafiadora economia interna e externa dos negócios, juntamente com o aumento dos níveis e custos dos empréstimos em sua linha de crédito, a companhia atualmente prevê que, se não conseguir obter recursos de capital adequados ou alterações em seu contrato de crédito, poderá não têm liquidez adequada no curto prazo”, explicou a empresa

RELACIONADAS

+ Americanas: Ministério da Justiça notifica lojas a prestar esclarecimentos

+ Salário médio do brasileiro aumenta para R$ 2.853 em fevereiro

+ Taxa de desemprego fica em 8,6% em fevereiro, diz IBGE

Segundo o analista de varejo e diretor administrativo da GlobalData Varejo, Neil Saunders, a Tupperware está em uma “posição precária” financeiramente porque luta para aumentar as vendas e por ser pouco ativa, não tem “muita capacidade de arrecadar dinheiro”.

Para a empresa o atual cenário econômico é desafiador, com redução na demanda e elevados custos financeiros, podendo fazer com que sua liquidez tenha um curto prazo e seja comprometida caso não consiga arranjar alguma solução.