A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informou que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) se manteve estável em novembro deste ano, na comparação com o mês anterior.

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O indicador está em 104,9 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos, conform estudo divulgado nesta quarta-feira (22). 

Dois componentes tiveram queda: perspectiva profissional (-0,5%) e perspectiva de consumo (-0,9%). 

Dos sete componentes analisados, cinco tiveram resultados positivos em relação a outubro deste ano, com destaque para a avaliação sobre o acesso ao crédito (0,4%). 

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, apesar da queda dos juros trazer um impulso positivo às condições de acesso ao crédito.

A preocupação com a inadimplência e a redução do crédito no mercado impactaram negativamente o indicador. 

“Em meio a essa dicotomia, a pesquisa constata que mais de um terço dos consumidores relatam dificuldade para obter crédito, o que demonstra uma delicada balança entre oportunidade e restrição neste contexto econômico”, afirma Tadros. 

Na comparação com novembro de 2022, a ICF apresentou alta de 17,9%, com resultados positivos para todos os componentes: emprego atual (10,3%), renda atual (17,5%), nível de consumo atual (23,5%).

A perspectiva profissional (11,6%), perspectiva de consumo (24%), acesso ao crédito (7,5%) e momento para a compra de bens duráveis (51,1%), conforme o estudo da CNC. 

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