O faturamento do varejo brasileiro cresceu 1,4% na semana da Black Friday em relação ao período equivalente de 2022, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), calculado pela credenciadora.
O crescimento foi puxado pelo varejo online, com alta de 12,1%. No varejo físico, o crescimento foi de 0,5%.
O ICVA aponta que os setores com as maiores altas foram os de óticas e joalherias, com crescimento de 11,1%, e os de móveis, eletro e departamento, com alta de 10,8%.
Por outro lado, veterinárias e pet shops (-7,3%) e livrarias e papelarias (-3,5%) tiveram queda no comparativo anual.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O ICVA é calculado pela Cielo através do mapeamento de 18 setores, de pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por mais de 900 mil varejistas credenciados pela companhia.
“Percebemos que o varejo tem se aproveitado da data para reforçar as vendas ao longo de todo o mês de novembro”, diz o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves.
“Nesta semana, em especial, o resultado foi puxado principalmente pelos desempenhos de turismo e transporte e vestuário”, destacou.
Para a semana da Black Friday, foram considerados os dados de venda entre 17 e 23 de novembro deste ano, e de 18 a 24 de novembro de 2022.
RELACIONADAS
+ Mais de 90% dos empresários do Acre esperam sucesso nesta Black Friday
+ Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 30 milhões neste sábado, 11