As vendas do varejo subiram 1,1% a mais no Natal deste ano que no período correspondente do ano passado.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
As informações são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), calculado pela credenciadora e publicado nesta terça-feira (26). As vendas foram 2,4% maiores nas lojas online, e 1% maiores no varejo físico.
De acordo com o ICVA, a categoria de Supermercados e Hipermercados teve o maior crescimento, de 6,3%, seguida pela de Cosméticos e Higiene Pessoal, com 4,2% de alta, e por Turismo e Transporte, com crescimento de 2,6%.
Por outro lado, a maior queda foi em Varejo Alimentício Especializado, com baixa de 3,1%, enquanto a categoria de Vestuários e Artigos Esportivos caiu 1,8%, e a de Alimentação. Bares e Restaurantes recuou 1,3%.
Se considerado somente o varejo presencial, houve alta de 4% nas vendas na Região Sul do País, de 1,8% no Norte e de 0,8% no Sudeste. Centro-Oeste e Nordeste tiveram baixas de 2% e de 0,1%, respectivamente.
Os Estados de Rondônia (+12,8%), Santa Catarina (+7,4%) e Rio Grande do Sul (+3,4%) foram destaque de alta, enquanto São Paulo teve crescimento de 0,5%. Ceará (-2,6%), Goiás (-1,7%) e Bahia (-1,4%) tiveram queda nas vendas.
A Cielo calculou os índices a partir das vendas entre os dias 19 e 25 de dezembro deste ano, ou seja, a semana que antecedeu o Natal.
O ICVA acompanha as vendas de 18 setores mapeados pela companhia, que tem mais de 900 mil varejistas credenciados.
RELACIONADAS
+ Mais de 60% dos empresários de Rio Branco-AC esperam boas vendas de Natal