O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) celebra três décadas de contribuição significativa para o desenvolvimento do estado do Tocantins.
Desde o início de suas atividades na região, o Senar tem desempenhado um papel fundamental na promoção do crescimento sustentável, da competitividade e do progresso social no campo, por meio de uma variedade de programas e ações.
Inicialmente focado em treinamentos para qualificação da mão de obra rural, o Senar expandiu suas atividades ao longo do tempo, passando a oferecer assistência técnica e gerencial aos produtores e iniciativas de promoção social.
O presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, ressalta a importância do Senar para o agronegócio tocantinense, destacando o acesso ao conhecimento e às novas tecnologias, que permitem o aumento da produção e renda, assim, contribuindo com as famílias do campo.
“Não importa se é pequeno, médio ou grande, o Senar está à disposição do produtor rural do nosso estado e foi o trabalho da entidade que garantiu que muitos produtores tivessem acesso ao conhecimento e às novas tecnologias, para aumentar a produção, a renda em condições de oferecer uma vida melhor para as famílias do campo”, afirmou Paulo.
Trajetória de sucesso
Um dos marcos dessa trajetória de sucesso é a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), um programa pioneiro no Tocantins que tem transformado a vida de milhares de produtores rurais.
Além disso, o Senar tem desempenhado um papel fundamental na qualificação profissional, beneficiando cerca de 400 mil pessoas nas últimas décadas.
Luiz Cláudio Faria, diretor da Diretoria de Educação Profissional Rural e Promoção Social (DEPPS), ressalta a importância dos cursos técnicos e treinamentos oferecidos pelo Senar, que estão alinhados com as necessidades do campo e têm contribuído para o desenvolvimento dos trabalhadores rurais.
“Nossa meta é acompanhar a evolução do campo, oferecendo treinamentos que vão de encontro às necessidades dos trabalhadores e produtores rurais. Em 2023, por exemplo, o Senar realizou 130% a mais de cursos FPR e PS quando comparado com o ano de 2022”.