O Instituto Fecomércio divulgou o ranking dos presentes que devem ser os mais procurados no Amazonas durante o Dia das Mães, em 2024.

A estimativa foi levantada pelo instituto, entre os dias 11 e 12 de março, mediante entrevistas com 1.200 consumidores e varejistas de Manaus.

No levantamento, 96% dos entrevistados afirmaram que pretendem ir às compras no Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio.

Além disso, a pesquisa da Fecomércio ranqueou os presentes que devem ser os mais procurados no Amazonas, bem como aqueles que devem ser estar nas preferências das mães.

Ranking dos produtos procurados no AM

Entre os produtos que pretendem comprar neste Dia das Mães, os consumidores avaliam itens de vestuário, perfumaria, além de eletrodomésticos e serviços.

  1. Roupas, calçados e acessórios (52%)
  2. Perfumes (40%)
  3. Cosméticos (24%)
  4. Almoço/jantar (18%)
  5. Flores (10%)
  6. Maquiagens (8%)
  7. Eletrodomésticos (5%)

Além disso, a pesquisa também ranqueou as expectativas das mães no Amazonas, revelando mais de dez itens desejados.

  1. Roupas, calçados e acessórios (26%)
  2. Perfumes (17%)
  3. Serviços com tratamento de beleza (11%)
  4. Flores (10%)
  5. Almoço/jantar em restaurantes (10%)
  6. Passeios/viagens (9%)
  7. Celulares/smartphones (9%)
  8. Maquiagem (8%)
  9. Eletrodoméstico (3%)
  10. Eletrônicos (2%)

Expectativas de gastos no Dia das Mães

Quando questionados sobre quanto pretendem gastar, 30%, a maioria dos entrevistados, pretendem gastar entre R$ 151,00 e R$ 250,00. No ano passado, a pesquisa apontou que o maior percentual (27%) de entrevistados pretendia gastar entre R$ 101,00 a R$ 200,00.

Dos entrevistados que pretendem ir às compras, 57% disseram que irão comprar apenas um presente, com 72% dos entrevistados apontando as mães como as presenteadas.

Além das mães, as esposas (22%), sogras (16%), irmãs (10%), filhas (9%), avós (8%) e noras (4%) também devem ser homenageadas.

A preferência do consumidor é a compra em loja física, com 94% das respostas, sendo dividido em pontos comerciais como shopping center (67%), loja de rua/bairro (20%), centro da cidade (12%) e hipermercado (1%).