No mês de fevereiro, as vendas no comércio varejista no país aumentaram 1,0% e atingiram o maior percentual da série histórica, iniciada em janeiro de 2.000.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A última vez que o varejo registrou dois meses consecutivos de lata foi em setembro de 2022, com 0,5% em agosto e 0,7% em setembro.
Conforme o gerente de pesquisa, Cristiano Santos, essa alta nas vendas do comércio e varejo não acontece desde 2022.
“Entre os destaques dessa passagem está termos observado dois meses consecutivos de altas, o que não acontece desde meados de 2022. No entanto, naquele momento, o crescimento combinado dos dois meses foi menor, menos intenso. Outro aspecto a ser destacado é que nos últimos dois anos, ou janeiro, ou fevereiro, vieram mais fortes, mas com posterior queda. Em 2024, houve alta tanto em janeiro quanto em fevereiro”
Cristiano Santos, gerente da pesquisa.
As duas atividades com queda foram combustíveis e lubrificantes (-2,7%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%).
A receita nominal também cresceu: 1,2% na comparação com janeiro deste ano, 10,9% em relação a fevereiro do ano passado, 8,2% no acumulado do ano e 3,6% ao longo de 12 meses.
Outros setores
O setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico registrou alta de 4,8% na passagem de janeiro para fevereiro e 9,6% no indicador interanual.