Ícone do site Portal Norte

Veja como ser o primeiro a receber a restituição do imposto de renda

Contribuinte deve ficar atento para saber como receber a restituição do imposto de renda primeiro - Foto: Divulgação/Receita Federal

Contribuinte deve ficar atento ao prazo - Foto: Divulgação/Receita Federal

Chegamos ao mês de maio e os contribuintes têm até o dia 31 de maio para enviar as declarações do Imposto de Renda.

Para ter direito a uma restituição ainda no primeiro lote do Imposto de Renda 2024, é fundamental celeridade nos próximos quatro dias.

A Receita Federal estabeleceu que serão contemplados no primeiro lote os contribuintes que submeterem seus dados até o dia 5 de maio.

Entrar no primeiro lote

Em entrevista à Folha de São Paulo, a Receita Federal esclareceu que declarações enviadas após o dia 5 de maio, mesmo que dos contribuintes prioritários, não serão incluídas no primeiro lote.

No ano anterior, o primeiro lote foi composto por aqueles que submeteram suas declarações até 10 de maio, contendo exclusivamente contribuintes prioritários.

Os demais contribuintes passaram a receber a restituição a partir do terceiro lote, dependendo da data de envio da declaração e da ausência de retificações.

Critérios de prioridade ampliados pela Receita Federal

A tendência para este ano é que os dois primeiros lotes sejam destinados exclusivamente aos contribuintes com prioridade.

Desde 2023, a Receita ampliou os critérios que garantem prioridade aos cidadãos. Confira abaixo a ordem de prioridade:

Em caso de empate entre contribuintes do mesmo grupo prioritário, a data de entrega da declaração é o critério de desempate.

Confira o calendário de restituição do Imposto de Renda 2024

Mais de 19 milhões já entregaram a declaração

Até o último domingo (28), mais de 19 milhões de contribuintes já haviam enviado suas declarações, sendo que 74,4% terão direito à restituição de parte do valor retido pela Receita.

Neste ano, é esperado um aumento no número de contribuintes prioritários, uma vez que mais de 40% dos contribuintes já utilizaram a declaração pré-preenchida, que concede prioridade.

No ano anterior, essa modalidade foi adotada por apenas 23,9%.

Obrigação de declarar o Imposto de Renda 2024

Em 2024, é obrigado a declarar o Imposto de Renda o contribuinte que, em 2023:

Deduções no Imposto de Renda

Como declarar o Imposto de Renda 2024?

Se você é obrigado a declarar, escolha entre preencher os dados através do PGD, do app Meu Imposto de Renda ou do portal e-CAC.

Sair da versão mobile