A partir desta quinta-feira, 23, está disponível para consulta o maior lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Em Roraima, mais de 12 mil pessoas devem receber o 1º lote da restituição.
Ao todo, a Receita Federal distribuirá o valor total de R$22.480.264,19 no estado. No total, mais de 90 mil contribuintes estiveram aptos a declarar em Roraima.
Dessa forma, serão contemplados 5.562.065 contribuintes em todo o país, entre prioritários e não prioritários, com um valor total de crédito de R$9,5 bilhões.
Segundo a Receita Federal, esse é o maior valor já pago em um lote de restituição do IRPF. O lote inclui também restituições residuais de exercícios anteriores.
O crédito bancário para os contribuintes contemplados será realizado ao longo do dia 31 de maio.
Como verificar a restituição do Imposto de Renda 2024
Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página oferece orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações.
A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar diretamente nas bases da Receita informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.
Como é feito o pagamento?
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC.
Para isso, o contribuinte deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: Receita Federal