A Receita Federal divulgou, nesta quarta-feira, 29, que mais de 10 mil contribuintes ainda não entregaram a Declaração do Imposto de Renda em Roraima.
Dessa forma, até as 15h desta quarta-feira, 29, mais de 78 mil contribuintes declararam no estado, o que corresponde a 85% da expectativa que é de 92.707.
Na 2ª Região Fiscal, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, mais de 1 milhão e 700 mil pessoas cumpriram a obrigação com o fisco federal.
Destinação do recurso
Os valores arrecadados com o imposto de renda contribuem devem financiar os segmentos de saúde, educação e segurança.
Por isso, algumas pessoas são obrigadas a entregar a declaração. Logo, o envio fora do prazo gera multa pelo atraso.
Qual o prazo para declarar o Imposto de Renda?
O prazo encerra nesta sexta-feira, 31. Então, quem não entregar a declaração até esta data está sujeito a penalidades. Desse modo, também é importante atenção para não cair na malha fina.
Neste caso, o valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração, mesmo que esteja pago.
Segundo a Receita Federal, o valor mínimo da multa é de R$165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do Imposto de Renda.
O valor da multa começa a contar no primeiro dia seguinte ao da data limite de entrega e termina sua contagem na data do envio da declaração ou, se não for entregue, na data do lançamento de ofício pela Receita Federal.
Fonte: Receita Federal