O contrato de permissão para viabilizar o entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) em São Borja (RS) foi assinado nesta segunda-feira (24).

O governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve presente no evento. Administrado pela empresa Ponta Negra Soluções Logísticas, o entreposto visa proporcionar vantagens logísticas e fiscais para o que é produzido no Polo Industrial de Manaus.

As mercadorias, com este e com outros entrepostos que já existem, têm um fluxo estabelecido e facilitado. Neste caso, entre o Amazonas, o Rio Grande do Sul, outras regiões do Brasil e países da América do Sul.

“Vai ser uma porta de entrada muito interessante para o Mercosul. Já vínhamos trabalhando com a Prefeitura de São Borja e com o Governo do Estado há algum tempo para que efetivamente isso pudesse sair do papel e se tornar realidade. […] É um empreendimento de aproximadamente R$ 50 milhões e aqui estarão armazenados os produtos que são fabricados na Zona Franca de Manaus”, explica Wilson Lima.

A previsão é de que o entreposto da ZFM gere 500 novas vagas na região de São Borja, entre construção e operação. Para a economia do Amazonas, indica crescimento, segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).

Ponta Negra Soluções Logísticas

A Ponta Negra Soluções Logísticas, que ganhou a licitação, é uma empresa renomada no setor, com duas décadas de experiência em administração de entrepostos e soluções de transporte e armazenamento.

“O entreposto é uma ideia que, na verdade, faz uma ponte entre o Norte e o Sul do país. Vai oportunizar a gente trazer cargas do que é produzido na ZFM de forma a consolidar estas cargas, não mais mandar fracionadas. Isso resulta numa diminuição drástica no custo logístico, além de oportunizar novos mercados. Temos potencial muito grande no Paraguai, Argentina, Uruguai, até o Chile”, explica Lysson Barroso, CEO da empresa.

A empresa se sobressai pela habilidade de atender demandas específicas, fornecer serviços personalizados e de alta qualidade, priorizando inovação e eficiência. A obra possui previsão de execução de 90 dias para começar a operar.

“Temos uma expectativa de, em torno de alguns dias, iniciar a obra. Já fizemos a terraplanagem, que é a parte mais demorada e, em torno de 20 dias vamos bater o martelo para iniciar as obras o mais rápido possível. A ideia é, em torno de 120 dias, estar com a obra concluída”, completa Barroso.

Zona Franca de Manaus

A Zona Franca de Manaus é uma área especial com incentivos fiscais, criada pelo governo brasileiro em 1967. O objetivo é ajudar a desenvolver a economia e a sociedade na região da Amazônia.

A ZFM oferece benefícios fiscais, como isenção de impostos federais, estaduais e municipais, para atrair empresas nacionais e internacionais. Esses incentivos são essenciais para a economia do Amazonas, que tem dificuldades logísticas devido à localização.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.