O governador Wilson Lima e o prefeito de São Borja (RS), Eduardo Bonotto, formalizaram nesta segunda-feira (24/06) a instalação de um entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) na cidade para armazenagem e escoamento de mercadorias das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
O investimento tem o objetivo de fomentar os potenciais logísticos e de negócios da ZFM, especialmente com países do Mercosul.
As empresas do PIM poderão usar o novo entreposto de São Borja, permitindo a suspensão temporária de impostos, o que já ocorre nos entrepostos da ZFM em Itajaí (SC), Uberlândia (MG) e Ipojuca (PE).
O entreposto funcionará como um grande armazém, recebendo produtos das empresas da ZFM e atuando como uma extensão da indústria.
Benefícios para o Rio Grande do Sul
Além da vantagem tributária, há benefícios logísticos, pois os entrepostos estão localizados em pontos estratégicos para o escoamento da produção.
São Borja, que faz fronteira com São Tomé, na Argentina, é um ponto estratégico para a região Sul do Brasil e para as exportações ao Mercosul.
Empresas como Samsung, LG e Moto Honda da Amazônia são conhecidas por suas exportações para países do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai.
Nos entrepostos, a cobrança do tributo é suspensa por 270 dias a partir da emissão do documento fiscal. A obra do entreposto em São Borja está prevista para ser executada em 90 dias.
“A estratégia […] faz com que os produtos da Zona Franca de Manaus alcancem de forma muito mais rápida o mercado no sul do país e também exportação em virtude da cidade de São Borja estar muito próximo da Argentina, do Paraguai do Uruguai e de importantes mercados consumidores do Mercosul”, afirmou o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Júnior.
Recuperação do estado
A instalação do entreposto aumentará a geração de emprego e renda, o que também ajudará na recuperação econômica do Rio Grande do Sul, estado afetado pelas enchentes.
Foram realizadas ações de assistência emergencial às cidades afetadas pelas enchentes que devastaram o estado. O Governo do Amazonas arrecadou 115 toneladas de doações, sendo, 98 mil litros de água, 15 toneladas de alimentos e 1,4 tonelada de insumos veterinários.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.
*Com informações da assessoria