Ícone do site Portal Norte

Pix por aproximação deve começar em fevereiro de 2025

Pix por aproximação deve começar em fevereiro de 2025

Pix por aproximação deve começar em fevereiro de 2025 - Foto: Reprodução/Sicob/MED

Nesta quinta-feira (4), o Banco Central (BC) anunciou que, a partir de fevereiro de 2025, os correntistas poderão realizar Pix por aproximação.

A medida faz parte das novas regras editadas pelo BC e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para expandir o open finance, possibilitando o compartilhamento de dados entre instituições financeiras.

Por meio do Pix por aproximação, o correntista poderá fazer a transferência instantânea sem sair do ambiente de compras on-line e ir para o aplicativo do banco.

No entanto, essa funcionalidade requer a inclusão de novos tipos de instituições financeiras no open finance, além do estabelecimento de uma governança definitiva para o compartilhamento de dados entre elas.

Outras informações sobre o Pix

No fim de julho, o Banco Central publicará normas mais detalhadas sobre o tema, que trarão instruções para as instituições financeiras e definirão a responsabilidade delas na nova ferramenta. Os testes começaram em novembro, com o lançamento do serviço para a população em fevereiro do próximo ano.

Cronograma pelo BC

•     31 de julho de 2024: regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR), nome formal do Pix por aproximação;
•     14 de novembro de 2024: início dos testes pelas instituições financeiras, para garantir a segurança da funcionalidade;
•     28 de fevereiro de 2025: Lançamento do produto para a população.

Novas regras do Pix

As novas regras do open finance pretendem diminuir etapas nos pagamentos on-line. Para isso, será necessário oferecer o Pix nas carteiras digitais, instituições financeiras onde o cliente deposita dinheiro para fazer pagamentos on-line.

Pelas novas normas, as instituições financeiras com mais de 5 milhões de clientes, individuais ou em conglomerados, serão obrigadas a aderir ao open finance.

Segundo o BC, a mudança ampliará, de 75% para 95%, a base de clientes que podem optar por compartilhar seus dados entre as instituições. O cliente com carteiras digitais deverá se cadastrar em uma instituição inscrita no open finance e liberar as funções de Pix nas carteiras digitais.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile