Ícone do site Portal Norte

Contribuintes com doenças graves podem pedir restituição do IR

Veja como solicitar restituição do IR por doenças graves

Veja como solicitar restituição do IR por doenças graves - Foto: Freepik

Contribuintes diagnosticados com doenças graves têm o direito de solicitar a restituição do Imposto de Renda (IR).

Essa medida visa aliviar a carga tributária sobre pessoas que enfrentam condições médicas severas, reconhecendo a necessidade de tratamentos frequentes e custosos.

Entretanto, o benefício não vem de forma automática, e para conseguir, é necessário entrar com uma solicitação. Como muitos não têm conhecimento disso, acabam pagando o imposto sem necessidade, sendo que, nesses casos, é possível solicitar a restituição de IR por motivo de doença grave.

Como solicitar restituição do IR por doenças graves?

Quem chega a um quadro grave de saúde gasta muito dinheiro com tratamento médico, sendo possível a isenção do Imposto de Renda.

Quem não solicitou e assim mesmo pagou o imposto, deve entrar com um pedido junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), solicitando a restituição e, depois, retificar as informações declaradas à Receita Federal.

Beneficiários do RGPS (regime geral) o pedido é perante o INSS. Diferentemente do servidor público federal, que deve fazer o pedido para o órgão em que ele trabalhava. 

Será necessário comprovar a sua condição de saúde por meio de exames ou laudos médicos.

Segundo a Lei nº 7.713/88, as doenças que dão direito à isenção são:

Conforme a advogada previdenciária Isabela Brisola, explica que contribuintes que declararam sem saber dessa possibilidade e querem pedir a restituição, não precisam necessariamente de um advogado previdenciário, entretanto é sempre bom ficar alerta para uma orientação profissional facilitar o acesso.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile