Na manhã desta sexta-feira (12), o Governador Wilson Lima anunciou o pagamento do 13º salário a servidores estaduais do Amazonas.

As datas foram anunciadas pelo próprio governador em suas redes sociais para os dias 23 e 24 de julho, somando o pagamento da folha mensal com a injeção de cerca de R$ 1 bilhão na economia do estado no fim deste mês.

A regra de pagamento obedece ao cronograma definido para os servidores do estado.

 “Sextou com boa notícia para os servidores público do Estado e para o comércio. Vamos antecipar o pagamento da 1ª parcela do 13º salário para os dias 23 e 24 de julho. Somando o pagamento da folha mensal, vamos injetar cerca de R$ 1 bilhão na economia do estado no fim deste mês”, anunciou o governador.

Sobre o pagamento do 13º para servidores

O 13º salário para servidores públicos é um benefício adicional pago anualmente, equivalente a um salário extra, geralmente no final do ano. Esse pagamento é uma forma de reconhecer o trabalho dos servidores e ajudá-los a enfrentar despesas adicionais típicas da época, como as festividades de fim de ano.

 Esta medida não muda o cronograma de pagamento do 13º salário para trabalhadores com carteira assinada, rurais, avulsos, domésticos e servidores públicos, normalmente pago em duas parcelas nos últimos meses do ano.

Quem tem direito ao 13º salário?

O 13º salário é um direito garantido pela legislação brasileira a diversos trabalhadores, incluindo os servidores públicos. Todos os empregados com carteira assinada, trabalhadores avulsos, domésticos, rurais e aposentados têm direito a receber esse benefício anualmente.

Para os servidores públicos, o pagamento do 13º salário segue as normas estabelecidas por cada esfera de governo (federal, estadual ou municipal) e pode ser pago em uma ou duas parcelas, dependendo da legislação específica de cada ente federativo.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.