As cervejarias artesanais estão se destacando no mercado e atraindo a preferência dos brasileiros mais exigentes.
De acordo com Gilberto Tarantino, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), o Brasil ocupa o terceiro lugar mundial em produção de cerveja. As cervejarias independentes, representadas pela Abracerva, já têm uma participação de aproximadamente 1,5% no mercado nacional.
A cerveja, uma das bebidas mais populares globalmente, tem seu Dia Internacional celebrado em 2 de agosto.
No Brasil, ela já faz parte da identidade nacional, sendo presença constante em festas, celebrações e encontros.
Segundo o Relatório Global de Consumo de Cerveja de 2022, da Kirin Holdings, o Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial de consumo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Cervejaria artesanais
A cerveja artesanal é produzida com processos similares aos das industriais. A grande diferença é que, no caso dessas bebidas, não há nenhum tipo de intervenção para acelerar cada etapa. Por esse motivo, fases como fermentação e maturação duram mais tempo.
O que torna uma cerveja artesanal?
A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) usa como critério o volume produzido pela empresa: considera artesanais as cervejas com produção de até 5 milhões de litros por ano, o equivalente a cerca de 415 mil litros por mês.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.