Ícone do site Portal Norte

Desaceleração do IGP-M traz otimismo para pequenos negócios

Desaceleração do IGP-M traz otimismo para pequenos negócios

Desaceleração do IGP-M traz otimismo para pequenos negócios - Foto: Pexel

A economia brasileira está mostrando sinais de melhora, o que é bom para pequenos empresários e para a criação de empregos. Em julho, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,61%, menos do que os 0,81% do mês anterior.

Esse resultado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) nesta terça-feira (30), sugere que a economia está se recuperando.

Sobre a desaceleração do IGP-M

O IGP-M confirmou uma desaceleração em itens como alimentos, saúde, vestuário e habitação. Para o dirigente do Sebrae, a tendência pode trazer um alívio para os bolsos dos empreendedores. “Com esse resultado, esperamos um efeito em cadeia para toda a economia, como oferecer aos donos de pequenos negócios melhores condições de acesso a crédito”.

O índice, usado para cálculo de reajuste de contratos de aluguéis e tarifas, também havia perdido força em junho, com variação de 0,81%, levemente menor do que os 0,89% registrados em maio.

Confiança no comércio

O índice de Confiança do Comércio (ICOM) avançou 0,6 ponto em julho, para 90,9 pontos após duas quedas consecutivas. Além disso, há uma forte alta no indicador que mede a tendência dos negócios. Em outras palavras, a confiança nas perspectivas futuras está aumentando, o que é refletido no crescimento positivo deste indicador.

Em julho, a alta da confiança foi disseminada em quatro dos seis principais segmentos do setor. Segundo informações do relatório, o Índice de Expectativas (IE-COM) apresentou a maior influência positiva ao avançar 1,1 ponto para 92,5 pontos, após queda no mês anterior.

Você sabe o que é consorcio?

O consórcio é uma forma de autofinanciamento em que pessoas físicas ou jurídicas se agrupam para criar uma poupança coletiva. Com essa poupança, o objetivo é adquirir bens móveis, imóveis ou serviços.

A gestão desses grupos é realizada por administradoras de consórcios, instituições que devem obter autorização do Banco Central para operar e são supervisionadas por essa autoridade.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile