Ícone do site Portal Norte

Desemprego tem menor índice no trimestre desde 2014, diz IBGE

desemprego ibge-capa

Dados foram divulgados nesta quarta-feira (31) pelo IBGE - Foto: Divulgação/ Cidades/ Derli Colomo Júnior.

A taxa de desemprego caiu para 6,9% no trimestre encerrado em junho, o menor índice para o período desde janeiro de 2015, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comparando apenas trimestres que terminam em junho, o último registro similar foi em 2014. Os dados de desemprego, desalento e empregados foram divulgados pelo IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

No trimestre anterior, encerrado em março, a taxa de desemprego era de 7,9%. No mesmo período do ano passado, era de 8%. O índice atual é menos da metade do pico de 14,9% registrado em março de 2021, durante o auge da pandemia de covid-19.

A população ocupada alcançou um recorde de 101,8 milhões de pessoas, um aumento de 1,6% em relação ao trimestre anterior e 3% em relação ao ano passado.

Mais empregados

O número de empregados no setor privado também foi o maior já registrado, com 52,2 milhões de pessoas, incluindo 38,4 milhões com carteira assinada e 13,8 milhões sem carteira.

O número de pessoas procurando emprego caiu para 7,5 milhões, o menor desde fevereiro de 2015, representando uma redução de 12,5% em relação ao trimestre anterior e 12,8% em relação ao ano passado.

Índice da população desalentada

A população desalentada, que desistiu de procurar trabalho, diminuiu para 3,3 milhões, o menor número desde junho de 2016.

A pesquisa do IBGE analisa o mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais, incluindo todas as formas de ocupação, como empregos formais, temporários e autônomos, abrangendo 211 mil domicílios.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

*Com informações da Agência Brasil.

Sair da versão mobile