Ícone do site Portal Norte

Preços da indústria crescem 1,28% em junho, diz IBGE

Preços da indústria crescem 1,28% em junho

Preços da indústria crescem 1,28% em junho - Foto: Divulgação/IBGE

Os preços da indústria nacional aumentaram 1,28% em junho em comparação com maio, quando a alta foi de 0,36%. Este resultado marca o quinto mês consecutivo de crescimento positivo no indicador mensal.

Com isso, os preços industriais do país encerraram o primeiro semestre do ano com um aumento total de 2,58%.

Essas informações são do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado nesta terça-feira (30) pelo IBGE.

No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento dos preços foi de 4,19%. Em contraste, em junho de 2023, o IPP havia registrado uma queda de –2,72%.

Entre as 24 atividades industriais investigadas pela pesquisa, 19 apresentaram variações positivas de preço em junho frente ao mês anterior. A título de comparação, 15 atividades haviam apresentado maiores preços médios em maio nesse mesmo indicador.

Confira o que é destaque na indústria

Entre as grandes categorias econômicas, destaque para a alta de preços de 1,21% em bens de capital e de 1,85% em bens intermediários. Em bens de consumo, a variação foi de 0,46%, sendo que em bens de consumo duráveis foi de 0,20% e em bens de consumo semiduráveis e não duráveis foi de 0,52%.

A principal influência foi exercida por bens intermediários, cujo peso no índice geral foi de 55,32% e respondeu por 1,02 p.p. da variação de 1,28% do mês. 

Saiba mais sobre o IPP

O IPP acompanha a mudança média dos preços de venda recebidos pelos produtores domésticos de bens e serviços, e sua evolução ao longo do tempo, sinalizando as tendências inflacionárias de curto prazo no país. Trata-se de um indicador essencial para o acompanhamento macroeconômico e um valioso instrumento analítico para tomadores de decisão, públicos ou privados.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile