A startup amazonense AeroRiver foi recentemente contemplada com recursos de incentivo para o projeto inovador chamado volitam que é o Aerobarco, também conhecido como “barco voador”.

Os fundos são oferecidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Este apoio visa impulsionar o desenvolvimento tecnológico de iniciativas que promovam avanços em mobilidade e sustentabilidade, estimulando soluções inovadoras e impactantes no setor de aviação.

Sobre o projeto do Aerobarco

O projeto Volitan consiste na concepção e fabricação do primeiro veículo de efeito solo do Brasil para transporte de passageiros e cargas, otimizado para o cenário amazônico, onde o setor logístico sofre por falta de alternativas mais ágeis e baratas de transporte.

A tecnologia do Volitan é a junção de um barco e um avião. Isso permite que ele sobrevoe os rios com até 40% mais eficiência energética em consumo de combustível em relação a aeronaves de mesmo porte e capacidade, que não são otimizadas para o voo em efeito solo.

Modelo de negócio e expansão

A equipe, composta por engenheiros com especialização no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), enxerga no contexto amazônico o futuro da modalidade de transporte regional local.

Além disso, o modelo de negócio prevê a expansão para outros cenários, onde fatores operacionais e altos custos são fatores limitantes.

Lucas Guimarães, co-fundador da AeroRiver, destaca que a conquista é crucial para o avanço da região amazônica e para melhorar o transporte e o escoamento. Ele ressalta que, para os amazonenses, viagens de barco ou avião costumam ser longas e caras.

A missão da AeroRiver é transformar o “barco voador” em realidade com soluções que respeitam a floresta e oferecem maior eficiência energética, proporcionando uma nova forma de conectar e prosperar para a população local.

Sobre o recurso

Os recursos concedidos são da ordem de aproximadamente R$ 10 milhões e serão empregados nas fases de aperfeiçoamento do projeto e desenvolvimento do primeiro protótipo em escala real, a ser testado e otimizado nos rios da região amazônica. Confira o edital Aqui.

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