O governo federal iniciou o pagamento do abono salarial PIS/Pasep para 2024, referente ao ano-base de 2022. Este ano, a distribuição dos benefícios será realizada com base no mês de nascimento dos trabalhadores do setor privado e no número final de inscrição dos servidores públicos, ajustando os valores conforme o novo salário mínimo.
Em agosto, os trabalhadores nascidos em dois meses distintos terão a chance de retirar o abono salarial. A última parcela do benefício será liberada em 15 de agosto.
O cronograma de pagamentos foi estabelecido no final do ano passado. Para o PIS, os depósitos são feitos de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, enquanto para o Pasep, o critério é o número final de inscrição. Os pagamentos começaram em 15 de fevereiro e se estendem até 15 de agosto.
Acompanhe o calendário completo para garantir que você não perca a data de saque do seu benefício.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, trabalhadores nascidos de setembro a dezembro que regularizaram sua situação após 15 de maio já podem retirar o pagamento antecipado.
Calendário PIS/Pasep 2024 para consulta
Em 2024, trabalhadores do setor privado e servidores públicos receberão o abono de acordo com o aniversário. Veja:
Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro
Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março
Nascidos em março: a partir de 15 de abril
Nascidos em abril: a partir de 15 de abril
Nascidos em maio: a partir de 15 de maio
Nascidos em junho: a partir de 15 de maio
Nascidos em julho: a partir de 17 de junho
Nascidos em agosto: a partir de 17 de junho
Nascidos em setembro: a partir de 15 de julho
Nascidos em outubro: a partir de 15 de julho
Nascidos em novembro: a partir de 15 de agosto
Nascidos em dezembro: a partir de 15 de agosto
Quem tem direito e valor do abono salarial
O trabalhador que está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha exercido atividade formal por no mínimo 30 dias durante o ano-base considerado, com uma remuneração média mensal de até dois salários mínimos, tem direito ao benefício.
Além disso, é fundamental que os dados tenham sido corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O valor do abono é calculado de forma proporcional ao tempo de trabalho com carteira assinada em 2022. Cada mês trabalhado corresponde a um benefício de R$ 117,67, sendo que períodos iguais ou superiores a 15 dias são contabilizados como mês completo.
Quem trabalhou durante os 12 meses de 2022 com carteira assinada receberá o valor integral do salário mínimo, que é de R$ 1.412.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.
Fonte: Agência Brasil