Com o avanço da tecnologia e a crescente digitalização das finanças, o conceito de “moeda digital” e “criptomoeda” tem se tornado cada vez mais comum.
As duas coisas podem parecer ter o mesmo significado, mas com funcionalidades diferentes, apesar de toda criptomoeda ser uma moeda digital, nem toda moeda digital é uma criptomoeda.
O que é Moeda Digital?
A moeda digital é uma forma de dinheiro que existe apenas em formato eletrônico. Ela não possui uma representação física, como notas ou moedas, e é utilizada para realizar transações online.
A moeda digital pode incluir diversos tipos de ativos e sistemas, que podem ser classificados em diferentes categorias: moeda digital centralizada, moeda digital de banco e moeda digital do Governo.
Conforme Bruno Milanello, executivo de novos negócios do Mercado Bitcoin, explica que a moeda digital é um conceito mais amplo que envolve qualquer moeda eletrônica. Quando você paga com cartão de crédito ou carteira online, você está usando uma moeda digital.
As moedas digitais são controladas por instituições reconhecidas por um governo, como bancos centrais.
Já para as criptomoedas não existe uma autoridade específica responsável por sua emissão ou controle, e as transações são registradas em blockchain.
O que é Criptomoedas?
Criptomoedas são um tipo específico de moeda digital que utiliza criptografia para garantir a segurança das transações e controlar a criação de novas unidades.
Elas operam em uma tecnologia chamada blockchain, que é um registro distribuído e descentralizado de transações. As principais características das criptomoedas incluem: descentralização, criptografia e blockchain.
Alguns exemplos de criptomoedas incluem o Bitcoin (BTC), o Ethereum (ETH) e o Litecoin (LTC). Cada uma delas possui características específicas e é utilizada para diferentes propósitos dentro do ecossistema digital.
Principais diferenças entre Moeda Digital e Criptomoedas
Centralização e descentralização:
Moeda Digital: É geralmente centralizada e controlada por instituições financeiras ou governos. Exemplo: o dólar digital emitido por um banco central.
A moeda digital tem a mesma finalidade que o dinheiro tradicional, facilitando transações e pagamentos eletrônicos.
Criptomoeda: É normalmente descentralizada e operada por uma rede de computadores sem controle centralizado. Exemplo: Bitcoin.
Além de funcionar como meio de pagamento, muitas criptomoedas têm propósitos específicos dentro de suas plataformas, como contratos inteligentes e sistemas descentralizados.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.