O pedido para aposentadoria por idade pode ser concedido pela internet, no site ou pelo telefone 135. As expectativas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são de que 15% a 20% dos pedidos possam ser atendidos imediatamente por esses canais, sem a necessidade de comparecer presencialmente às agências.
Como solicitar a aposentadoria por idade?
Você pode simular a sua aposentadoria pelo Meu INSS, o pedido é realizado totalmente pela internet.
Caso se enquadrem nos requisitos, os processos serão concluídos em até 30 minutos, após a análise do próprio sistema, que consultará automaticamente os bancos de dados disponíveis para verificar as informações.
O atendimento por telefone funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. No início da manhã e fim do dia ou início da noite, segundo o INSS, a demanda é menor e os horários podem ser aproveitados pelos segurados. A ligação é gratuita de telefone fixo ou público e tem o preço de ligação local pelo celular.
Pela internet, basta acessar o Meu INSS, pelo computador ou pelo celular. Segundo o INSS, o canal tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados.
Quem não tem telefone e internet?
Em último caso, se não puder usar nem o telefone, nem a internet, o segurado ainda poderá ir presencialmente à agência para solicitar os dois serviços. Não haverá mais, no entanto, o agendamento.
A diretoria de Atendimento do INSS também fica de plantão nas centrais telefônicas do 135 e nas principais agências do país para acompanhar a entrada em operação do requerimento de benefícios sem agendamento.
Entenda a reforma da previdência
O objetivo principal é assegurar a sustentabilidade financeira do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) diante de um cenário de envelhecimento populacional e aumento das despesas com benefícios.
A idade mínima para a aposentadoria foi estabelecida e varia conforme o gênero e o tipo de contribuição. Para homens, a idade mínima é de 65 anos, enquanto para mulheres é de 62 anos.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.