Após dois anos de queda, o número de novas empresas no Brasil registrou um crescimento significativo de 7,1% no primeiro semestre de 2024. De acordo com dados da Contabilizei, foram abertos mais de 2 milhões de novos CNPJs nos primeiros seis meses do ano.
Destaca-se que 65,9% dessas novas empresas são de microempreendedores individuais, marcando um aumento de 6,8% em comparação a 2023. São Paulo liderou a abertura de empresas, com mais de 659 mil novos CNPJs, o que representa um crescimento de 11,3% em relação ao ano anterior.
Os segmentos com maior abertura de empresas são:
- Atividades Financeiras: 25,4%
- Transporte, Armazenagem e Correio: 23,8%
- Atividades Imobiliárias: 13%
- Saúde Humana e Serviços Sociais: 10,4%
- Educação: 8,7%
De acordo com o vice-presidente executivo de operações da Contabilizei, Guilherme Soares, o aumento no número de CNPJs criados foi impulsionado pelas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
Os estados que mais abriram novas empresas foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Entre as capitais, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba se destacam pelo maior número de novas aberturas de CNPJ.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.