Ícone do site Portal Norte

Por que algumas pessoas ainda conseguem usar o X? Entenda

O X, antigo Twitter, pertence a Elon Musk. - Foto: Pexels

Mesmo após a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil, diversos usuários continuam acessando a plataforma normalmente. A decisão de bloquear o acesso gerou memes, migração para outras redes sociais e questionamentos.

A rede social foi oficialmente suspensa no país na madrugada do último sábado (31). O bloqueio ocorreu após uma série de disputas entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o bilionário Elon Musk, proprietário do X.

A suspensão veio após o STF intimar Musk a nomear um novo representante legal da empresa no Brasil.

A medida foi tomada após o fechamento do escritório do X no país em 17 de agosto, decisão que seguiu a determinação de Moraes de prender a representante da plataforma no Brasil caso não cumprisse ordens de bloqueio de perfis.

A contínua desobediência às ordens judiciais resultou no aumento das multas aplicadas pelo STF. Moraes também ordenou o bloqueio das contas da empresa Starlink, também de propriedade de Musk, como forma de garantir o pagamento das multas impostas.

Multa para que usar VPN

Além da suspensão, o ministro Alexandre de Moraes estipulou uma multa de R$ 50 mil para aqueles que tentarem acessar o X por meio de Virtual Private Network (VPN).

Apesar disso, muitos usuários ainda conseguem acessar a plataforma sem precisar desse recurso.

Por que alguns usuários ainda têm acesso ao Twitter?

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, explicou que as empresas maiores conseguem implementar as ordens judiciais mais rapidamente, enquanto as operadoras menores estão realizando o bloqueio em etapas.

Isso faz com que a rede social ainda esteja acessível em algumas regiões, especialmente para usuários de provedores locais de internet.

A suspensão do X no Brasil tem causado debates, com muitos questionando a efetividade da medida e a liberdade de expressão na plataforma.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile