Ícone do site Portal Norte

Primeiro Hub de Bioeconomia do Norte será no CBA, em Manaus

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pelo secretário de Economia Verde

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pelo secretário de Economia Verde - Foto: Eduardo Marinho

O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) será o primeiro da região Norte a abrigar um Hub de Inovação em Bioeconomia.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pelo secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg.

“Vamos receber startups, aceleradoras da área de bioeconomia, fazendo aqui no CBA um grande hub de inovação, um hub de bioeconomia. O Sebrae vai entrar com as bolsas para os empreendedores e promover mentorias e com isso transformaremos isso em um ambiente de inovação, desenvolvendo produtos e negócios a partir da biodiversidade da Amazônia, trazendo benefícios e riquezas para a população local”, explicou Rollemberg.

A iniciativa é resultado de uma parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Sebrae e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

A fala aconteceu durante o Workshop “Iniciativas de Pesquisa e Inovação para a Amazônia”, realizado pela Finep na sede do CBA, em Manaus.

Ministro Alexandre Padilha comparece no anúncio

No encerramento do evento, o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, destacou a importância do Hub do CBA, ao receber o documento final com os critérios orientadores para o Plano Governamental voltado à inovação e pesquisa na Amazônia.

“Como tem o encontro das águas aqui em Manaus, o CBA tem tudo para ser o ponto de encontro dos empreendedores privados, com os pesquisadores, os conhecedores da biodiversidade amazônica, para que dessa forma a gente possa produzir mais tecnologia, mais produtos sustentáveis, mais renda e mais oportunidades de emprego na região e para o Brasil”, disse Padilha.

O Hub faz parte do projeto CBA Open e busca promover os bionegócios na Amazônia, incentivando parcerias estratégicas entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), governos, organizações da sociedade civil, grandes empresas, startups, investidores e agentes fomentadores.

O objetivo é gerar produtos, processos e serviços inovadores por meio da transferência e difusão de tecnologia. Já foi lançado o edital para contratar a empresa que realizará a reforma do alojamento do CBA, com valor estimado de R$ 1,4 milhão.

A licitação está prevista para 17 de setembro de 2024, e o Hub deve começar a operar no primeiro semestre de 2025.

O Hub faz parte do projeto CBA Open e busca promover os bionegócios na Amazônia – Foto: Eduardo Marinho

Parceria entre FAS e CBA

Durante o anúncio, foi assinado um Memorando de Entendimento (MOU) entre o CBA e a FAS, com o objetivo de promover a inovação e o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

A parceria visa unir competências e tecnologias para fortalecer os bionegócios e a biodiversidade da região, além de criar um “hotel tecnológico” para abrigar startups e incentivar a pesquisa colaborativa.

A FAS se compromete a ajudar na captação de recursos e na criação de campi de inovação na floresta, enquanto o CBA fornecerá o espaço físico e o projeto arquitetônico do hotel tecnológico.

O objetivo principal é conectar as cadeias produtivas locais aos mercados, promovendo uma distribuição justa dos benefícios econômicos e sociais.

Durante o anúncio, foi assinado um Memorando de Entendimento (MOU) entre o CBA e a FAS – Foto Eduardo Marinho

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.

*Com informações da assessoria

Sair da versão mobile