A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (12) o projeto que prevê a reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia, e que também autoriza o governo a recolher recursos esquecidos em contas bancarias que não foram reclamados pelos titulares.

Na última sexta-feira (6), o Banco Central divulgou que R$ 8,5 bilhões estão disponíveis para o resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR).

Já aprovado pelo Senado, o texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que poderá vetar trechos ou a íntegra do projeto. Em caso de vetos, a palavra final caberá ao Congresso.

Se a proposta virar lei, titulares de “dinheiro esquecido” poderão, em até 30 dias após a publicação da norma, resgatar os valores. Depois desse prazo, os recursos serão direcionados ao Tesouro Nacional.

O único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores é o site oficial estabelecido pelo Banco Central para isso.

É importante ressaltar que, via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.

Sobre o resgate do valores a receber

A maioria dos resgates foi feita por pessoas físicas, totalizando 20,6 milhões, enquanto 1,5 milhão foi feito por pessoas jurídicas. No entanto, ainda há mais de 41 milhões de pessoas físicas e 3,6 milhões de pessoas jurídicas que não realizaram o resgate.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.