Nesta quarta-feira (18), o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu aumentar a taxa básica de juros, a Selic, para 10,75% ao ano.
Essa é a primeira elevação desde agosto de 2022 e marca o fim de um ciclo de cortes que começou em agosto de 2023, quando a Selic esteva mantida em 10,5% por dois encontros consecutivos.
O aumento já era amplamente esperado, pois na última reunião o Copom deixou claro que “não hesitaria em elevar a taxa de juros”.
Além disso, o diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo, havia afirmado em um evento em São Paulo que a possibilidade de um ajuste estava “na mesa”.
Após a divulgação da decisão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou que não ficou surpreso, dizendo que aguardará a leitura da ata na próxima semana para se pronunciar mais detalhadamente.
O Banco Central destacou que o ritmo e a magnitude de ajustes futuros na taxa de juros dependerão do compromisso de controlar a inflação e da evolução do cenário econômico.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.