Cerca de 511 mil contribuintes terão acesso ao status de sua declaração do Imposto de Renda, nesta segunda-feira (23). Inclusos, no caso, 86 mil do Rio Grande do Sul, que foram priorizados devido às enchentes no estado. Trata-se do último lote de restituição do Imposto de Renda.
Ao todo, 511.025 contribuintes receberão R$ 1,03 bilhão em restituições, sendo que 40% desse valor será destinado a quem tem prioridade, como aqueles que informaram a chave Pix do tipo CPF ou usaram a declaração pré-preenchida.
Para consultar, basta acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo disponível para tablets e smartphones. Confira abaixo
Consulta Restituição
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal. O contribuinte deve acessar “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível usar o aplicativo da Receita para dispositivos móveis.
O pagamento está previsto para 30 de setembro, na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Quem não estiver na lista deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora, aguardando futuros lotes.
Se o valor não for creditado, como em casos de contas desativadas, o montante ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode agendar o crédito em outra conta pelo Portal BB ou Central de Relacionamento (4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para outras regiões, e 0800-729-0088 para deficientes auditivos).
Caso o valor não seja resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deve solicitar no e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.
Com informações de Agência Brasil