A Receita Federal liberou, a partir das 10h desta segunda-feira (23), a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Cerca de 511 mil contribuintes poderão verificar se acertaram as contas com o Fisco. Esse lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.

Do total, 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul têm direito a receber, sendo priorizados devido às enchentes que afetaram o estado. Aproximadamente 40% do valor, ou R$ 1,03 bilhão, será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso, como idosos, pessoas com deficiência e professores.

Entre os contribuintes com prioridade, 201.381 informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração, o que garante preferência no recebimento. Outros 106.289 não informaram Pix, mas também receberão nesta rodada.

Como fazer a consulta

A consulta pode ser realizada no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda” ou pelo aplicativo oficial. O pagamento será depositado em 30 de setembro na conta bancária informada ou via chave Pix do tipo CPF.

Se o pagamento não for creditado, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O contribuinte pode solicitar a transferência para outra conta diretamente pelo portal do banco ou pela Central de Atendimento. Caso o resgate não ocorra dentro do prazo, será necessário solicitar a restituição pelo portal e-CAC.

Para aqueles que ficaram de fora deste lote, é importante verificar possíveis pendências no e-CAC e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para liberar o valor em futuros lotes da malha fina.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.