A Tesla, conhecida por suas inovações no setor automotivo e de energia, acaba de anunciar a venda de seu mais recente projeto: uma plataforma de energia virtual que promete revolucionar a forma como consumimos e gerenciamos a energia elétrica.
Essa nova solução visa aumentar a eficiência energética e facilitar o acesso a fontes renováveis, que consiste em cerca de 7 mil baterias residenciais.
Esse sistema, similar a grande bateria de Hornsdale, é projetado para estabilizar a rede de energias renováveis, atendendo picos de demanda e oferecendo serviços essenciais.
O que é energia virtual?
A energia virtual refere-se a uma rede descentralizada que permite que consumidores e produtores de energia compartilhem recursos de forma mais eficiente. Por meio dessa plataforma, os usuários poderão gerenciar seu consumo energético, otimizar o uso de fontes renováveis e até mesmo vender o excedente de energia gerada por seus sistemas de energia solar.
Como funciona o VPP da Tesla?
O VPP possui uma capacidade de 35 megawhatts, com 70% dessa energia combinada com painéis solares residenciais.
Os sistemas estão sendo instalados em habitações publicas em parceria com o governo estadual, e a Tesla busca expandir o projeto, mantendo o fornecimento das baterias Powerwall e do software Autobidder.
Aqui estão alguns pontos-chave sobre energia virtual:
- Integração de recursos distribuídos: em vez de construir uma grande usina de energia tradicional, um VPP integra e controla múltiplas fontes de energia distribuídas, como painéis solares residenciais e baterias de armazenamento.
- Gerenciamento e otimização: através de software e algoritmos avançados, o VPP gerencia e otimiza a produção e o consumo de energia dessas fontes distribuídas. Isso pode incluir a previsão de demanda, a programação do carregamento e descarregamento das baterias, e a venda de energia excedente para a rede elétrica.
- Benefícios para a rede: os VPPs ajudam a estabilizar a rede elétrica ao fornecer energia quando há demanda alta e absorver energia quando há excesso. Eles podem melhorar a confiabilidade da rede e reduzir custos operacionais.
- Impacto econômico e ambiental: ao utilizar recursos distribuídos de forma eficiente, os VPPs podem reduzir os custos com infraestrutura de energia e promover o uso de fontes renováveis, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
- Exemplo prático: no caso da Tesla no sul da Austrália, o Virtual Power Plant combina baterias Powerwalls instaladas em residências com sistemas solares para criar uma grande rede virtual que pode fornecer serviços à rede elétrica local e reduzir custos para os usuários.
Tarifa Social de energia elétrica como solicitar?
O programa foi criado e regulamentado em 2022. A iniciativa visa tornar a energia elétrica mais acessível para quem mais precisa.
No Amazonas, mais de 225 mil famílias são beneficiadas pela tarifa social, fornecendo descontos para o consumo mensal de até 220kwh.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.