O Cadastro Único (CadÚnico) é uma ferramenta essencial para identificar famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade.
Com essas informações, o Governo Federal, estados e municípios conseguem desenvolver políticas públicas voltadas para melhorar a qualidade de vida dessas famílias.
Quais são os benefícios que o CadÚnico fornece?
Vários programas sociais do governo utilizam o Cadastro Único como base para selecionar beneficiários. Entre eles estão o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.
Além disso, governos estaduais e municipais também utilizam o banco de dados para criar iniciativas locais.
Como se inscrever no Cadastro Único?
Para se inscrever, o município realiza visitas periódicas às famílias de baixa renda para o cadastramento.
No entanto, quem se enquadra nos critérios de renda, mas ainda não está registrado, pode procurar um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) para solicitar a inscrição.
Requisitos para o cadastramento
É necessário que uma pessoa seja designada como responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Esse responsável deve morar com a família, ter no mínimo 16 anos e, preferencialmente, ser uma mulher.
O responsável familiar precisa apresentar seu CPF ou Título de Eleitor. Para famílias indígenas e quilombolas, qualquer outro documento pode ser utilizado, como Certidão de Nascimento Indígena (RANI), por exemplo.
Além disso, é obrigatório apresentar pelo menos um documento de cada integrante da família. Podem ser usados documentos como:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
- Carteira de Trabalho; ou
- Título de Eleitor.
Embora não seja obrigatório, levar um comprovante de endereço ajuda a completar o cadastro.
Manter o cadastro atualizado
Após a inscrição, é fundamental manter os dados da família atualizados. Sempre que houver mudanças, como nascimento de um filho, mudança de endereço ou alteração no trabalho, o responsável familiar deve procurar o CRAS para fazer a atualização.
Manter o cadastro atualizado garante o acesso contínuo aos programas sociais oferecidos pelo governo.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.