A Receita Federal disponibilizou, na manhã desta segunda-feira (23), a consulta ao 5º e último lote da restituição do Imposto de Renda de pessoa física.

Em Roraima, 1.004 contribuintes serão contemplados com um montante total de R$ 2.972.931,53. Os valores serão depositados nas contas bancárias indicadas pelos contribuintes durante o preenchimento da declaração, com previsão para o dia 30 de setembro.

Os contribuintes podem acessar o site oficial da Receita (www.gov.br/receitafederal), selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e depois clicar em “Consultar a Restituição”. No portal, há instruções e canais de atendimento que permitem realizar tanto uma consulta simplificada quanto uma mais detalhada, utilizando o extrato de processamento disponível no e-CAC. Caso algum erro ou pendência seja identificado na declaração, o contribuinte tem a opção de retificar as informações, corrigindo eventuais equívocos.

A Receita também oferece um aplicativo para tablets e smartphones, que permite verificar diretamente nas bases de dados da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.

Consulta Restituição

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal. O contribuinte deve acessar “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível usar o aplicativo da Receita para dispositivos móveis.

O pagamento está previsto para 30 de setembro, na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Quem não estiver na lista deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora, aguardando futuros lotes.

Se o valor não for creditado, como em casos de contas desativadas, o montante ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode agendar o crédito em outra conta pelo Portal BB ou Central de Relacionamento (4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para outras regiões, e 0800-729-0088 para deficientes auditivos).

Caso o valor não seja resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deve solicitar no e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

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Com informações de Agência Brasil