Muitos contribuintes estão se sentindo inseguro sobre suas declarações com a liberação do quinto e último lote de restituições do Imposto de Renda 2024.
E essencial entender que a ausência da restituição não implica automaticamente em problemas com a Receita Federal, saiba o que você precisa fazer para evitar pendencias futuras.
O que é malha fina?
A malha fina é um mecanismo de fiscalização utilizado pela Receita Federal para identificar inconsistências nas declarações de Imposto de Renda. Quando um contribuinte é “capturado” pela malha fina, sua declaração é submetida a uma análise mais detalhada, o que pode resultar em atrasos na restituição e em alguns casos em penalidades.
Os principais fatores que levam um contribuinte à malha fina do IR
- Preenchimento incorreto das fontes pagadoras: Informações erradas ou incompletas sobre os rendimentos recebidos;
- Omissão de rendimentos: Falta de declaração de rendimentos que deveriam ser informados;
- Despesas dedutíveis sem comprovação: informar despesas que não podem ser comprovadas com documentos.
Corrigindo a Declaração do IR
Caso haja inconsistências, o contribuinte deve:
- Corrigir a declaração: Isso pode ser feito através da retificação, que permite ajustar informações que foram preenchidas incorretamente;
- Apresentar documentos comprobatórios: Se necessário, apresente a documentação que possa comprovar as informações fornecidas.
Atualização Imposto de Renda: veja o que muda
Uma nova mudança no Imposto de Renda. A partir desta terça-feira (24) até o dia 16 de dezembro, os contribuintes têm a oportunidade de atualizar o valor de seus imóveis na declaração do Imposto de Renda, desde que façam o pagamento imediato do imposto com alíquotas reduzidas. Essa possibilidade foi regulamentada por uma instrução normativa da Receita Federal, com base na Lei 14.973, que trata da reoneração gradual da folha de pagamento até 2027.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.