Ícone do site Portal Norte

Tarifa Social: saiba como solicitar desconto na conta de energia elétrica no TO

Desconto pode ser solicitado via aplicativo Energisa on - Foto: Divulgação/Energisa Tocantins

Desconto pode ser solicitado via aplicativo Energisa on - Foto: Divulgação/Energisa Tocantins

Por meio do benefício da Tarifa Social, clientes da Energisa Tocantins podem ter descontos de até 65% na conta de energia elétrica. No Tocantins, cerca de 96 mil famílias podem receber esse desconto, mas ainda não solicitaram.

“O benefício da tarifa social de energia elétrica é concedido para famílias de baixa renda que se enquadram no programa do governo federal e estão com o cadastro atualizado. O desconto pode chegar a até 65%. Atualmente, ao todo, mais de 144 mil clientes da área de concessão da Energisa já são beneficiados no Tocantins. Porém, temos cerca de 96 mil famílias que podem ter acesso ao benefício, mas ainda não o buscaram”, explicou o supervisor de atendimento da Energisa Tocantins, Fernando Macedo.

Para fazer a solicitação, o cliente pode entrar em contato com concessionária de energia elétrica em dos canais de atendimento, inclusive online. Uma das opções é o aplicativo Energisa on, via WhatsApp, acionando a assistente virtual Gisa.

O benefício também é concedido de forma automática, mensalmente. A Energisa faz o cruzamento de dados, com a base do Governo e aplica a Tarifa Social. O desconto começa a valer a partir do próximo mês. Mas isso, para aqueles clientes que estão com as informações atualizadas junto ao Governo Federal.

Descontos na conta de energia

Com a tarifa social, as famílias de baixa renda podem ter descontos de até 65% na conta de luz e até 100% para indígenas e quilombolas. Isso depende do consumo por quilowatt-hora (kWh).

Clientes indígenas e quilombolas

Em caso de consumo acima de 221 kWh, o cliente não tem desconto.

Quem tem direito a Tarifa Social? 

A Energisa Tocantins informou que tem direito a Tarifa Social aquelas famílias com renda mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa. Além disso, indígenas e quilombolas também podem receber o benefício.

Para isso, o cliente precisa ter inscrição ativa no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal. As informações precisam estar sempre atualizadas junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do município onde mora.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.

Sair da versão mobile