Nesta segunda-feira (30), a Receita Federal inicia o pagamento do último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2024.

Cerca de 511 mil contribuintes que enviaram suas declarações até setembro receberão um total de R$ 1,03 bilhão.

Esse lote inclui também restituições residuais de anos anteriores e beneficia aproximadamente 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.

Os pagamentos serão realizados ao longo do dia, diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.

A Receita Federal informa que 40% do valor total destina-se a contribuintes que possuem prioridade no reembolso.

Dentre os beneficiados, 201.381 contribuintes informaram sua chave Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida, o que garante prioridade no recebimento.

Além disso, 106.289 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em categorias prioritárias também receberão suas restituições neste lote.

Entre os beneficiados, destacam-se 86.570 contribuintes do Rio Grande do Sul e 75.686 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos.

Outros grupos incluem 23.180 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério e 11.188 idosos com mais de 80 anos. Também são contemplados 6.731 contribuintes com deficiência física, mental ou com moléstia grave.

Contribuintes do Rio Grande do Sul que regularizaram suas declarações até setembro foram priorizados em razão das enchentes ocorridas em abril e maio.

Como consultar sua restituição

Para verificar se você está na lista de restituição, acesse a página da Receita Federal e clique em “Meu Imposto de Renda”, seguido do botão “Consultar a Restituição”.

Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.

Se você não encontrar seu nome na lista, entre no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verifique o extrato da sua declaração.

Se houver pendências, envie uma declaração retificadora e aguarde os próximos lotes residuais. Neste ano, a Receita Federal incluiu 1,47 milhão de declarações na malha fina.

Se a restituição não for depositada na conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Você pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, utilizando o Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.

Caso não resgate o valor após um ano, solicite a restituição no Portal e-CAC. Basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.

Com informações de Agência Brasil