O FGTS está a caminho de uma mudança significativa que pode afetar milhões de trabalhadores no Brasil. O governo federal anunciou recentemente a intenção de acabar com o saque-aniversário, que permitia a retirada de uma parte do fundo anualmente, oferecendo uma alternativa para momentos de necessidade.
Para substituí-lo, será criado um novo sistema de crédito consignado, onde o FGTS poderá ser usado como garantia em situações de demissão. Essa proposta, que ainda precisa do aval do Congresso Nacional, promete mudar a maneira como os trabalhadores acessam e utilizam seus recursos, trazendo novas oportunidades e possíveis desafios.
Como sacar o seu FGTS
Se você está em uma das situações permitidas em Lei para sacar o FGTS, você pode acessar o App FGTS, disponível nas lojas de aplicativos para smartphone Play Store (Android) e App Store (iOS) ou ir até uma das agências da CAIXA.
Saque pelo App FGTS (Saque Digital)
O saque digital permite você sacar seu FGTS com mais conforto, agilidade, segurança e comodidade.
A funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de Saque previstas em Lei e que possuam valor liberado para saque, inclusive os aposentados, a partir de janeiro de 2020.
Ao acessar o App FGTS, você poderá consultar os valores disponíveis para saque. Então, basta indicar uma conta na CAIXA ou em qualquer instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo. O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis.
Você poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque. Tudo 100% digital, sem precisar sair de casa.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.
Com informações da Agência Brasil