Ícone do site Portal Norte

Consulta do auxílio gás: saiba se você tem direito ao benefício

Governo libera novas datas para o Auxílio Gás

Auxílio Gás - Foto: Freepik

O Auxílio Gás, criado pelo Governo Federal, oferece suporte financeiro para famílias de baixa renda ajudarem a cobrir o custo do gás de cozinha.

O objetivo é aliviar o impacto do preço elevado do botijão no orçamento familiar, especialmente em períodos de alta nos preços dos combustíveis.

Qual é o valor do Auxílio Gás?

O benefício é depositado diretamente em uma conta bancária ou digital da família beneficiada. O valor corresponde a uma fração do preço do botijão de gás, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Quem recebe?

A cada dois meses, famílias são selecionadas de forma automática, com base nos critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Como participar do Auxílio Gás?

Para participar do programa, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). No entanto, o cadastramento não garante a inclusão imediata no programa. A seleção segue os critérios de priorização definidos pelo governo.

O Auxílio Gás é voltado para famílias com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo, além de beneficiar aquelas que têm moradores recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mesmo que não estejam inscritas no CadÚnico.

O benefício segue os seguintes critérios:

Famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estão sob medidas protetivas de urgência têm prioridade na concessão do auxílio.

Sair da versão mobile