O FGTS está prestes a passar por uma transformação que pode impactar milhões de trabalhadores em todo o Brasil. O governo federal anunciou recentemente planos para extinguir o saque-aniversário, uma opção que permitia a retirada de uma parte do fundo anualmente, oferecendo um alívio financeiro em momentos de necessidade.

Em seu lugar, será implementado um novo sistema de crédito consignado, que permitirá aos trabalhadores usar o FGTS como garantia em casos de demissão. Essa proposta, que ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional, pode alterar a forma como os trabalhadores acessam e gerenciam seus recursos. Embora essa mudança traga novas possibilidades, também pode apresentar desafios que merecem atenção.

Como sacar o seu FGTS

Se você está em uma das situações permitidas em Lei para sacar o FGTS, você pode acessar o App FGTS, disponível nas lojas de aplicativos para smartphone Play Store (Android) e App Store (iOS) ou ir até uma das agências da CAIXA.

Saque pelo App FGTS (Saque Digital)

O saque digital permite você sacar seu FGTS com mais conforto, agilidade, segurança e comodidade.

A funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de Saque previstas em Lei e que possuam valor liberado para saque, inclusive os aposentados, a partir de janeiro de 2020.

Ao acessar o App FGTS, você poderá consultar os valores disponíveis para saque. Então, basta indicar uma conta na CAIXA ou em qualquer instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo. O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis.

Você poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque. Tudo 100% digital, sem precisar sair de casa.

Com informações da Agência Brasil