Em decisão confirmada recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, cerca de 500 mil famílias perderão acesso ao Bolsa Família em outubro.
Conforme o MDS o objetivo é assegurar que os recursos cheguem a quem realmente precisa.
Essa decisão de cortar 500 mil famílias do Programa Bolsa Família faz parte da ação do governo federal para combater irregularidades e garantir o recebimento as famílias que realmente precisam. Segundo a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, 396 mil famílias terão os benefícios bloqueados, enquanto 52 mil enfrentarão suspensão e 141 mil verão seus benefícios definitivamente cancelados.
Principais razoes para o bloqueio do Bolsa Família
O Cadastro Único (CadÚnico) desatualizado e uma das principais razoes para o corte do benefício. Além da atualização cadastral, o Bolsa Família exige que os beneficiários cumpram certos requisitos, como:
- Frequência escolar: as crianças e adolescentes precisam estar matriculados e frequentar regularmente a escola.
- Acompanhamento de saúde: as famílias devem garantir que as crianças menores de sete anos realizem o acompanhamento do crescimento e do calendário de vacinação. Gestantes devem realizar o pré-natal.
Se essas condições não forem atendidas, o benefício pode ser bloqueado temporariamente. Em casos mais graves, pode ocorrer a suspensão ou até o cancelamento do benefício.
Calendário Bolsa Família em outubro: veja
Com a divulgação do calendário de pagamentos para outubro pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pela Caixa Econômica Federal, os beneficiários podem se preparar para receber um valor de R$ 600, de acordo com o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS).
Confira o calendário completo de outubro:
- NIS final 1: 18 de outubro
- NIS final 2: 21 de outubro
- NIS final 3: 22 de outubro
- NIS final 4: 23 de outubro
- NIS final 5: 24 de outubro
- NIS final 6: 25 de outubro
- NIS final 7: 28 de outubro
- NIS final 8: 29 de outubro
- NIS final 9: 30 de outubro
- NIS final 0: 31 de outubro