Ícone do site Portal Norte

Como funciona o consórcio? veja todo o processo até a contemplação

O consórcio é uma forma de adquirir bens ou serviços de maneira planejada

O consórcio é uma forma de adquirir bens ou serviços de maneira planejada - Foto: Freepik

O consórcio é uma forma de adquirir bens ou serviços de maneira planejada e sem juros, sendo uma opção popular no Brasil para quem deseja comprar um imóvel, veículo ou outros bens de alto valor. Ao participar de um consórcio, o consumidor faz parte de um grupo de pessoas que contribuem mensalmente com uma quantia pré-estabelecida, formando um fundo comum.

Esse fundo é utilizado para contemplar, periodicamente, os participantes com cartas de crédito, que podem ser usadas para a aquisição do bem desejado. Entenda, a seguir, como funciona o processo desde a contratação até a contemplação.

Como funciona o consórcio?

No consórcio, os membros do grupo pagam parcelas periódicas para formar o fundo comum que permite a compra de bens ou serviços. O prazo e o número de cotas são preestabelecidos. O valor do item é dividido pela duração do consórcio e cada integrante paga uma fração dele.

Mensalmente (ou em outra periodicidade prevista em contrato), a administradora sorteia parte do fundo para um ou mais participantes comprarem o item. Nestas ocasiões, integrantes podem dar lances e, caso vencedores, são também contemplados.

A adesão de uma pessoa a um grupo ocorre com a assinatura do contrato de participação, onde devem estar listadas as regras do consórcio como objeto, prazo, número de cotas, periodicidade dos pagamentos e taxas, entre outros.

O que é um grupo de consórcio?

O grupo de consórcio é o conjunto de pessoas físicas ou jurídicas que se reúnem com o objetivo de formar um capital comum, por meio do pagamento de parcelas, e adquirir os bens ou serviços desejados por todos.

O participante pode aderir a um grupo em formação ou já em andamento. No primeiro caso, a administradora ainda está em busca de interessados e a primeira assembleia geral ordinária não foi realizada. É nesta assembleia que o grupo é formalmente criado. Vale ressaltar que o interesse do coletivo sempre se sobrepõe ao individual.

Sair da versão mobile